-->
  • Entrevista com Otário



    Já algum tempo publicamos a entrevista na 2 edição da Revista, dessa vez nós iremos disponibilizar as entrevistas aqui no blog.
    Abordamos aquele que provavelmente é um mistério no mundo da Internet, o Otário.
    Para quem não o conhece, ele faz frente ás grandes empresas que enganam os consumidores e já ganhou o Prémio Info Exame Perfil Geek do ano (2012).
    Mas antes disso já nos  tínhamos apercebido do talento de Otário e fomos falar com ele que nos recebeu de uma forma muito acolhedora.

    Calma! O Recheio está aqui em baixo:)

    Nós não diminuímos frases, nem aumentamos palavras, 

    Entrevista a Otário
    Muito prazer venho em nome da Revista Extraincrivel como combinado não irei perguntar nada sobre a sua verdadeira identidade, e mesmo que não queira responder a algumas perguntas está à vontade.

    Porquê o nome Otário? 
     O nome Otário é uma dura crítica, não só às empresas (que tratam os consumidores como um verdadeiro Otário, através de propaganda enganosa), como também à sociedade em geral, que aceita ser enganada e não faz absolutamente nada para mudar esta situação.

    Acha que as pessoas estão bem informadas acerca dos golpes que as empresas aplicam? 
     Não. Boa parte da população não lê atentamente um contrato antes de assiná-lo, e muitos que lêem, não compreendem corretamente o que está escrito. E mesmo quando não existe a necessidade de se ler contratos (como nas imagens das embalagens de produtos alimentícios), muitas pessoas, mesmo sabendo que o produto não corresponde a imagem apresentada na embalagem, consideram esta situação (ou enganação) normal. Infelizmente, existe uma grande sensação de "conformismo" entre os consumidores (especialmente no Brasil, não sei em Portugual a situação é a mesma)

    Qual seria o conselho que daria para os portugueses?
     Leiam atentamente os contratos antes de assiná-los e sempre que encontrarem algum tipo de enganação, denuncie e, principalmente, boicote o produto (ou serviço). A Seleção Natural se encarregará do resto ;-) 

    Qual a sua opinião acerca da crise que afeta o mundo? 
     Na minha opinião, a crise só tende a piorar! Infelizmente, as vezes é necessário demolir o que já está construído para se construir algo novo e melhor que o anterior (quando este, encontra-se deteriorado). Mas o que os governos estão fazendo a respeito da economia são apenas medidas paliativas (remendos mal feitos), que não resolvem a situação. Quando uma empresa (e.g. bancos e instituições financeiras) não está bem financeiramente, principalmente devido à má administração, então ela tem que acabar (falir), e não receber mais estímulos dos governos, pois isto apenas perpetua e beneficia a má administração.


    Porque não revela a sua identidade? 
     O principal motivo para eu não revelar minha identidade, não é por temer por algum processo na justiça (aliás, eu até gostaria que isto acontecesse), mas sim, por temer pela minha integridade física! 
    As críticas que eu faço são muito duras e afetam pessoas muito poderosas, e o anonimato é o único meio que tenho de me proteger (já que não tenho recursos financeiros para fazer isto) 

    A propaganda enganadora (enganosa) é cada vez mais evidente, ainda assim são muitas pessoas que se deixam levar por ela, qual é a sua opinião acerca disso?
    Na segunda pergunta (acima), acabei respondendo a esta questão, mas tentarei complementar um pouco mais aqui ;-)  
     Quero fazer com que as pessoas parem de aceitar estes tipos de enganações. Quero mostrar para elas que nós, consumidores e cidadãos, podemos mudar esta situação sem a necessidade de esperar por órgãos reguladores, políticos ou mesmo pela justiça. Basta boicotarmos os produtos (é muito simples) - e o raciocínio é o mesmo para a  política. 
     É por isso que falo sobre os mais diversos produtos, desde biscoitos a tarifas bancárias. Quero mostrar para as pessoas que, se elas acham normal serem enganadas com imagens (onde não há necessidade de interpretação de textos ou cálculos matemáticos), certamente elas aceitarão serem enganadas com produtos mais sofisticados (como produtos bancários). 


    Quando você criou o “Otário” sua ideia seria, digo eu, mostrar às pessoas que elas são enganadas, mas terá você mais algum objetivo? 
     Meu único objetivo é acabar com a propaganda enganosa. Qualquer idéia diferente disto, são apenas teorias de conspiração.
     Sou um simples consumidor, um cidadão comum, que está cansado de ser enganado, nada mais do que isto. 

    Hoje em dia são poucas as empresas de grande estatuto que têm uma lealdade com os seus consumidores, acha que esse tipo de empresas irá acabar? 
    As empresas não precisam ser leais (no sentido de fazerem sempre o mesmo tipo de produto ou tentar agradar o cliente com presentes, apesar disto ser bastante positivo) mas acredito que elas devam ser honestas. Mesmo que elas não tenham um produto de excelente qualidade (top de linha), se elas forem honestas e mostrarem como o seu produto realmente é, certamente elas sobreviverão. A empresa não precisa produzir o melhor produto do mundo, mas ela pode produzir algo sem precisar enganar o consumidor.


    A maior parte dos países do mundo vive em democracia, existe o direito de liberdade de expressão mas ainda assim muita coisa é censurada, porque acha que nos tempos de hoje ainda existe censura e o que acha disso? 
     Sou a favor da liberdade de expressão total! 
     Utilizemos como exemplo os vídeos que faço... 
    - Ninguém é obrigado a assistir aos vídeos que faço, mas se mesmo assim, alguma pessoa optar por assistir, caso esta pessoa se sinta ofendida, ela pode pode escrever para mim, ela pode fazer um novo vídeo me criticando, ou ela pode ainda, simplesmente, me ignorar. Mas o que ninguém tem o direito, é de me censurar!
    A censura deve ser feita pela própria pessoa, que pode optar por assistir ou não a um vídeo, ler ou não um jornal.  
    Infelizmente algumas empresas me enxergam como um inimigo, e acham que, ao me censurar, irão resolver seus problemas, mas elas estão apenas "cobrindo o sol com a peneira" (não sei se existe esta expressão em Portugal). 
    Geralmente, a censura é o recurso utilizado por aqueles que querem esconder a verdade de todos! 


    Seria inevitável não perguntar, com certeza você já conquistou muitas pessoas e muitas gostariam de saber quem está por trás do “Otário”, não quebrando a minha promessa, poderia revelar um pouco sobre você? 
     Sim, moro no planeta terra ;-) 
     Sou um simples consumidor, um cidadão comum, que está cansado de ser enganado. E quero mostrar para as outras pessoas que qualqurer um pode fazer a diferença, basta querer!

    Você diz ser o pior inimigo das empresas, serviços e pessoas que promovem propaganda enganadora, caso haja um confronto entre você e alguma delas, tem poder para a derrotar?  
    Na verdade, não me considero um inimigo das empresas (muito pelo contrário, se elas forem realmente espertas, elas verão que eu posso ser a salvação delas). 
     Mas, certamente, financeiramente falando, não tenho como lutar contra estas empresas! Isto seria basicamente uma luta entre Davi e Golias (ou melhor, um Davi e vários Golias).
     Mas acredito que eu já tenha obtido várias vitórias!
     Coincidência ou não, após a publicação dos meus vídeos no Youtube, uma série de medidas favoráveis aos consumidores, começaram a aparecer: 
    - a Anatel (orgão regulador de telefonia no Brasil) proibiu a venda de várias empresas de telefonia móvel em vários estados brasileiros, sob a alegação de que elas estavam desrespeitando os consumidores (sempre acusei a Anatel de ser passiva e não trabalhar corretamente); 
    - ainda na área de telefonia móvel, a própria Anatel, constatou que as denúncias que eu tinha feito contra a operadora TIM, acusando-a de derrubar propositalmente as ligações, realmente estava acontecendo; 
    - a Claro (empresa que censurou um dos meus vídeos onde eu a acuso de fazer propaganda enganosa com sua Internet 3GMAX) foi punida judicialmente, pois foi constatado, de fato, a propaganda enganosa que faziam; 
    - a redução dos impostos (IPI) sobre os carros brasileiros foi prorrogada (fiz um vídeo sobre os preços dos carros brasileiros); 
    - até o Mc Donald's baixou o preço do Big Mac!!! [risos] (fiz um vídeo mostrando a diferença entre a imagem real e a apresentada nas propagandas do Big Mac)   
     Enfim, enquanto as empresas continuarem a agir desta maneira, desrespeitando o consumidor, espero que elas tenham muita dor de cabeça comigo ;-)


    Obrigado pela sua disponibilidade, foi muito bom da sua parte ter aceitado a nossa proposta, muito obrigado, caso tenha alguma dúvida acerca das perguntas não hesite em nos contactar. Continuação de um bom trabalho.

    Clica aqui para visitares o canal do Otário
  • You might also like

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

extraincrivel. Com tecnologia do Blogger.